Além
das bobagens de sempre, agora as pesquisas apontam uma novidade nas novelas, se
é que não sabíamos: onde chega o sinal da Globo, aumenta o número de
separações. Não é preciso ser um gênio para perceber como as novelas tratam o
casamento, as relações pessoais e, especialmente, os valores cristãos.
A
novidade está na pesquisa dirigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID) e sugere uma ligação entre as novelas da Globo e um aumento no número de
divórcios no Brasil nas últimas décadas. Publicada pela BBC.com, a pesquisa
leva em conta os censos dos anos 70, 80 e 90 e o alcance da TV Globo em todo o
país. Para os autores, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de
mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois
que o sinal da Globo se torna disponível”.
Não
parece história da carochinha, como é o caso dos dramalhões. Foram analisadas 115
novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais
personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.
Não
conheço a alma feminina. Mas desconfio que, quando os homens se acham frouxos,
pobres ou incompetentes ao assistirem aos “modelos” de virilidade e sucesso da
espécie masculina apresentados na tela, as mulheres também se descabelam. Não
se sentiriam elas gordas, mal-amadas e incompletas ao verem no “espelho das 8”
aquela mistura de “barbie” e mulher-fatal, uma espécie vencedora-sem-estrias e
que nunca fica velha? Não há casamento que resista, se esse é o alimento
diário.
Fonte:
Ultimato
Faça
o download da pesquisa Television and Divorce: Evidence from Brazilian
Novelas, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário